embalagens




Brindes Sustentáveis

Planejamento, design e logística para transformar peças artesanais em brindes sustentáveis e, ainda, ganhar dois prêmios

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde atua, a Vale criou o projeto Brindes Sustentáveis, que consistiu em transformar peças produzidas por cooperativas locais de artesãs em brindes corporativos da empresa.

Assim, seus empregados teriam a opção de oferecer uma peça de grande valor simbólico e cultural, em vez dos tradicionais brindes industrializados.

Um projeto de muitos desafios, mas que, com a criatividade e o engajamento da equipe, teve um resultado que comemoramos muito – ganhamos dois prêmios Colunistas 2012 na categoria Design de Embalagens: Ouro no Colunistas Brasil e Grande Prêmio no Colunistas Rio.

 

Embalando a sustentabilidade

As peças artesanais selecionadas para a linha de brindes tinham características bem distintas: as origens, as cores, os formatos e os materiais. Cada uma delas também tinha sua história e personalidade, que precisavam ser valorizadas, destacando-se como parte da cultura de suas respectivas comunidades.

 

 

Por isso, era necessário integrá-las com uma identidade visual marcante. Assim, desenvolvemos uma linha de embalagens que, usando um sistema gráfico com ilustrações exclusivas e cores vibrantes, criou unidade entre todas as peças. 

Feitas de papel reciclado, as embalagens foram desenhadas para que cada brinde fosse transportado com segurança para qualquer parte do mundo e ainda funcionassem como caixas de presente. 

Também ficamos responsáveis pelo planejamento logístico, fazendo toda a conexão entre os produtores e o público-alvo – da coleta dos itens nas cooperativas até a entrega dos brindes para os empregados da Vale. 

Para completar, divulgamos o projeto na Vale, criando peças promocionais e realizando duas feiras na sede no Rio de Janeiro.

 

 

Resultado

Todas as peças foram adquiridas. Diversos setores da Vale puderam oferecer, em ações de relacionamento, um brinde de grande valor simbólico e cultural. 

Várias artesãs das comunidades onde a Vale atua foram beneficiadas e tiveram seu trabalho reconhecido e distribuído pelo mundo. 

Nós ganhamos dois prêmios Colunistas, mas, para nós, o maior prêmio foi participar de uma iniciativa socioambiental de sucesso, fazendo design com sustentabilidade.





Carregando