identidade de marcas




Curta Histórias

Identidade e diversidade. Passado e presente. Juntamos a África, o Brasil e o cinema em uma linha gráfica com ícones fortes

O Curta Histórias é um festival de cinema que tem o apoio da Fundação Vale no qual concorrem filmes produzidos por estudantes e professores de escolas da rede pública.

Com temas relacionados à diversidade étnico-racial brasileira, o festival é uma forma de incentivar os alunos a pesquisarem e analisarem criticamente a influência africana na formação da identidade nacional.

A primeira edição do festival aconteceu em 2013 e a Fundação Vale contou com a gente para desenvolver as diretrizes gráficas do evento.

 

 

Criar identidade para a diversidade? A gente faz

Na cultura das tribos africanas, a tradição oral é muito forte: são as histórias, contadas de geração para geração, que definem e reforçam os costumes e a identidade de cada povo. Da mesma forma, o cinema tem um papel semelhante no mundo contemporâneo. 

Quadro a quadro contando uma história. Partindo desse conceito criativo, criamos o logotipo e os elementos de apoio inspirados nos grafismos tribais africanos e também em referências ao mundo do cinema.

 

 

Desenvolvemos um sistema de identidade visual no qual ícones podem ser usados separadamente ou em conjunto. As várias possibilidades de combinação permitem um efeito dinâmico e vibrante que resulta em grande empatia com os jovens.

Além de termos ficado muito satisfeitos com o resultado final, esse projeto nos deu outro motivo para comemorar: o festival fez tanto sucesso que ganhou continuidade e uma nova edição foi realizada.

 

 





Carregando