Identidade e diversidade. Passado e presente. Juntamos a África, o Brasil e o cinema em uma linha gráfica com ícones fortes
O Curta Histórias é um festival de cinema que tem o apoio da Fundação Vale no qual concorrem filmes produzidos por estudantes e professores de escolas da rede pública.
Com temas relacionados à diversidade étnico-racial brasileira, o festival é uma forma de incentivar os alunos a pesquisarem e analisarem criticamente a influência africana na formação da identidade nacional.
A primeira edição do festival aconteceu em 2013 e a Fundação Vale contou com a gente para desenvolver as diretrizes gráficas do evento.
Criar identidade para a diversidade? A gente faz
Na cultura das tribos africanas, a tradição oral é muito forte: são as histórias, contadas de geração para geração, que definem e reforçam os costumes e a identidade de cada povo. Da mesma forma, o cinema tem um papel semelhante no mundo contemporâneo.
Quadro a quadro contando uma história. Partindo desse conceito criativo, criamos o logotipo e os elementos de apoio inspirados nos grafismos tribais africanos e também em referências ao mundo do cinema.

![]()
Desenvolvemos um sistema de identidade visual no qual ícones podem ser usados separadamente ou em conjunto. As várias possibilidades de combinação permitem um efeito dinâmico e vibrante que resulta em grande empatia com os jovens.
Além de termos ficado muito satisfeitos com o resultado final, esse projeto nos deu outro motivo para comemorar: o festival fez tanto sucesso que ganhou continuidade e uma nova edição foi realizada.




