Grandes empresas já derraparam; e assim, aprenderam a ouvir os clientes, estudar o mercado e se adaptar.
Seu negócio pode não ser do tamanho da Coca-Cola, mas é possível aprender com os erros dessas multinacionais.
Escolhemos para você alguns exemplos inspiradores de empresas que conseguiram se adaptar e dar a volta por cima.
Starbucks – A marca que se adequou
Café é café, não é mesmo? Não exatamente. Muitos brasileiros preferem café filtrado pela manhã. Por isso, a Starbucks teve que substituir o expresso. Observando o público e as pesquisas, a marca teve que fazer algumas mudanças para atender o gosto nacional.
O muffin de blueberry deu lugar ao bolinho de tomate seco e parmesão, já que os salgados fazem mais sucesso. Além disso, para completar o cardápio, adições tipicamente brasileiras foram feitas: pão de queijo e bebidas sabor brigadeiro.
Ala – A marca que ouviu
Logo depois do lançamento, o sabão em pó Ala percebeu um problema que atrapalhava a rotina das clientes nordestinas: como lavavam a roupa em taques, a embalagem de papelão se desgastava rápido demais.
Como a Ala conseguiu solucionar o incômodo? Duas palavras: embalagens plásticas.
Gillete – A marca que foi sutil
Por meio de pesquisas, a Gillete fez uma descoberta interessante: 40% dos homens brasileiros consideram a pele muito sensível, mas não usariam cremes ou loções.
A solução? Criar um barbeador especial com uma nova tecnologia para hidratar a pele e diminuir a irritação.
Créditos da foto: Flickr/Spry
Você também quer ganhar o mundo ou surgiu alguma dúvida? Converse com a Imaginatto.