Como já vimos aqui, existem vários métodos de estimar o valor de uma marca.
Mas existe um exercício simples, de três passos, que você pode fazer agora e vai ajudar você a fazer esse cálculo.
Quer saber quanto vale a sua marca?
Calculando
Imagine que alguém quer comprar sua empresa. Por quanto você a venderia?
Agora, calcule todo esse patrimônio; lembre-se de somar tudo que a sua empresa possui: imóveis, estoque, veículos, máquinas, dinheiro em caixa etc. Pronto?
Então compare o valor de venda com o valor do patrimônio. A diferença, se existe, é o valor da sua marca.
Significado dos resultados
Valor alto: as pessoas têm percepção muito positiva da marca, e isso influencia diretamente na decisão de compra. É o caso de marcas consagradas, como Coca-Cola, Apple e BMW.
Próximo de zero, ou zero: provavelmente o público ainda não percebe os seus diferenciais em relação aos concorrentes.
Abaixo de zero: é um caso raro e extremo, normalmente causado por algum erro colossal de marketing. Como foi o caso da BP, a petroleira inglesa que vazou toneladas de óleo no Golfo do México. Mas há grandes chances de você ter subestimado seu patrimônio no cálculo do primeiro passo.
O objetivo desse exercício é perceber o valor da sua marca. Se o resultado não foi o que você esperava, não desanime.
Créditos da imagem: Flickr/Tofuttibreak
Entre em contato com a Imaginatto que podemos ajudar a aumentar o valor da sua marca!