A rota para o sucesso é indefinida, mas podemos nos inspirar em outras experiências para criar nossos próprios caminhos.
O mais incrível é que existe uma forma muito simples e até mesmo divertida de fazer isso: assistindo televisão.
Confira quatro reality shows que podem ajudar você e a sua marca.
Shark Tank – Negociando com Tubarões, TLC
O programa ajuda empreendedores a encontrar quem invista em seus sonhos. Mas não é tão simples.
Para receberem esse investimento, eles precisam apresentar seu negócio a uma bancada de experientes investidores, os tubarões; e eles têm que ser muito bons, pois nem sempre os tubarões compram a ideia.
Fique de olho: na estrutura de apresentação das empresas. Repare como os empreendedores comunicam em poucos minutos os pontos fortes e diferenciais da sua marca.
O Aprendiz, TV Record
O reality show é um grande exemplo do mundo competitivo dos negócios, já que os participantes disputam por uma única vaga de emprego passando por diversas provas.
Fique de olho: cada desafio mostra uma faceta da construção de um negócio. Ensinamentos como “acredite naquilo que vende” podem ajudar você a avaliar mais a fundo sua própria empresa.
O Sócio, History Channel
Em cada episódio, Marcus Lemonis escolhe uma pequena empresa decadente e faz uma oferta irrecusável: seu dinheiro em troca de uma parte do negócio.
Empreendedor experiente, Lemonis ajuda os donos a reavaliarem sua gestão e reformularem suas marcas. O que costuma gerar alguns conflitos.
Fique de olho: nas soluções propostas para aumentar a lucratividade da empresa. Muitas delas são simples e eficientes. Podem inspirar alguma ideia para o seu negócio.
O Chefe Espião, Fox Life
Como diz o nome, é um reality show no qual o chefe da empresa se disfarça entre os funcionários para ter outro olhar sobre o seu negócio.
Fique de olho: o programa mostra o quanto uma administração voltada para entender melhor o funcionamento da sua própria equipe pode ser valiosa.
Crédito da imagem: Flickr/Aeioux
Quer um planejamento de marca para acompanhar a gestão do seu negócio? Converse com a Imaginatto!