filmes-empreendedores

5 filmes que todo empreendedor deve assistir

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0

Entre pipocas, risadas e lágrimas no cinema, podemos reconhecer um pouco de nós mesmos em cada personagem, mas também refletir sobre nossos negócios.

São pequenas mensagens em cada um desses longa-metragens que, se percebermos, podem nos ajudar a lidar com adversidades dentro de uma empresa.

Então, se não quiser ver reality shows de negócios, que tal um desses cinco filmes que escolhemos para você?

À procura da felicidade (2006)

O filme mostra a história de um pai, Chris Garner, com sérios problemas financeiros e que precisa se virar para conseguir um emprego e sustentar o filho de cinco anos.

Em uma linda e sofrida trajetória, descobrimos como o sucesso vem da persistência. Acompanhamos como Chris enfrenta todas as dificuldades com esperança e ensina seu filho a correr atrás de seus sonhos.

“Nunca deixe que alguém te diga que não pode fazer algo. Nem mesmo eu! Se você tem um sonho, tem que protegê-lo. Se quer alguma coisa, vá e lute por ela! Ponto final.”

Chef (2014)

‘Chef’ conta como Carl, um renomado chef, perde o emprego e vai atrás da culinária que tanto amava quando começou comandando um foodtruck.

O longa mostra como é começar do zero, tentar se encontrar e seguir sua paixão. Às vezes é preciso apostar em uma ideia e simplesmente confiar que tudo vai dar certo. Além disso, o filho de Carl mostra algo fundamental para um negócio atual: a divulgação nas redes sociais.

“Eu posso não ser ótimo em tudo que faço na vida, mas sou bom nisso. Eu consigo tocar a vida das pessoas com o que eu faço e queria dividir isso com você.”

O Discurso do Rei (2010)

George VI assume o trono da Inglaterra pouco antes da Segunda Guerra Mundial, mas, para ganhar a confiança do povo, precisa vencer seu nervosismo e gagueira. Por isso, recebe a ajuda de Lionel Logue, um fonoaudiólogo que o impressiona com métodos inusitados.

Só pela sinopse, já percebermos como é uma história de superação e perseverança. Podemos aprender a superar inseguranças e confiar mais em nós mesmos. Usando o trono do rei como exemplo, Lionel mostra como o medo não é o monstro que pensamos ser.

Além disso, o filme mostra o valor da comunicação de um líder, afinal a forma de falar e a escolha certa de palavras são fundamentais quando se quer inspirar.

“Porque eu tenho o direito de ser ouvido! Eu tenho uma voz!”

O homem que mudou o jogo (2011)

Por meio de outra história real, vemos a superação de adversidades. Apesar das dificuldades financeiras do time, Billy Beane soube dar a volta por cima e montar um time de beisebol que tivesse grande potencial de vencer com o menor custo possível.

O filme nos estimula a conseguir fazer o máximo possível com o que se tem em mãos, desafio constante para empreendedores. A base da história é a mesma que muitas outras, mas todas parecem dizer a mesma coisa: ‘acredite em si mesmo e insista’.

“Trabalho duro nem sempre resulta em sucesso, mas nunca resultará em arrependimento.”

A rede social (2010)

O filme conta a história da criação do Facebook e como os sócios lidaram com o crescimento gigantesco do site. Vemos o quanto existe grande divergência de opiniões entre sócios e que é preciso saber lidar com isso.

‘A rede social’ fala muito sobre como é começar um negócio e as dificuldades de levantar voo, mas também mostra o que acontece quando dá certo. Como lidar com investidores e decisões importantes assim quando sua empresa cresce cada vez mais?

“Os testes mais difíceis na vida não acontecem em tempos difíceis, mas depois.”

 

Créditos da imagem: Flickr/Wahlander alterado

Quer ajuda para tornar todos esses aprendizado em realidade? Converse com a Imaginatto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>