design de embalagem: investindo no relacionamento com o consumidor

Design de embalagem: investindo na relação com o consumidor

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Você só tem alguns segundos para mostrar que tem o melhor produto da prateleira. Se não conseguir, já era. Perdeu a venda para o seu concorrente.

Uma embalagem pode ser um grande diferencial na sua estratégia de comunicação. Quer saber como?

Personalizando

Uma pesquisa da Mintel, uma agência de inteligência de mercado, revelou que os consumidores estão cada vez mais interessados em produtos customizados ou personalizados.

Para isso, você pode repensar o formato, os detalhes, as cores ou a funcionalidade da embalagem. A linguagem no rótulo também influencia a maneira que o consumidor vê o produto. A informalidade, por exemplo, dá um ar de intimidade.

Na campanha “#YourNutella”, lançada em maio nas Filipinas, a Ferrero S.p.A., proprietária da marca, distribuiu embalagens personalizadas de Nutella. No lugar do logotipo, o nome dos consumidores. Sucesso total! A empresa não só personalizou um produto, a princípio, massificado, como engajou e envolveu seu público-alvo.

Criando empatia

A embalagem é uma forma eficiente de comunicar a personalidade da marca, pois gera empatia e aprofunda o vínculo afetivo.

Os consumidores tendem a ser atraídos por marcas com as quais se identifiquem. Pode ser por causa do estilo de vida, atitudes ou ideais. A partir do momento em que há uma conexão, o consumidor estará mais propenso a realizar a compra.

As embalagens da Lola Cosmetics, por exemplo, dialogam muito bem com seu público-alvo. Suas embalagens têm nomes divertidos com mensagens e imagens empoderadoras.

São elementos com as quais suas consumidoras se identificam – e compram.

Proporcionando experiências

Os consumidores estão procurando por experiências únicas, talvez até pessoais. Então, aposte em detalhes que valorizem o momento da compra.

Existem diversas maneiras de fazê-lo, você só tem que encontrar a que funciona melhor para o seu produto. Pode ser o cheiro, a organização dos produtos ou, até mesmo, um bilhete agradecendo a compra.

O ato de abrir uma caixa e “descobrir” o que está dentro é algo que não acontece duas vezes. Por isso, a valorização do momento é tão grande. Muitos youtubers fazem sucesso compartilhando o unboxing de um produto.

Acompanhando as mudanças

A tendência do “consumo verde” continua crescendo ao redor do mundo. Uma pesquisa da Nielsen revelou que 66% dos jovens estão dispostos a pagar mais caro pelo produto ou serviço de uma empresa comprometida com o impacto social e ambiental positivo.

Embalagens recicláveis não precisam, necessariamente, ir para o lixo. Se forem bem pensadas, elas podem ser reutilizadas.

É o caso do saquê KOI, com embalagem inspirada nas carpas ornamentais, que poderia muito bem ser um item de decoração na sua sala de estar.

Créditos da imagem: Flickr/fontshop

Quer criar uma embalagem que vai fortalecer sua marca? Procure a Imaginatto.

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