Desde que a internet entrou no cotidiano do consumidor, muitos varejistas atribuíram à internet a diminuição do número de clientes em suas lojas físicas.
Porém, um estudo do Google derrubou alguns mitos sobre o assunto, que ainda podem inspirar você a usar a internet como ferramenta para atrair as pessoas para sua loja.
“As pessoas só entram na internet para comparar preços e comprar o mais barato”
O que diz o Google? É um mito. Apesar de 44% usarem a internet para encontrar as melhores ofertas, 31% dos internautas também tentam descobrir marcas alternativas e 23% pesquisam por inspirações e ideias.
Oportunidade: nem tudo é preço. Existe uma boa fatia de mercado atrás de novidades; isso pode ser uma forma de atraí-las para conhecer sua loja e quem sabe até levar alguma coisa.
“O cliente vem à loja experimentar o produto e depois compra na internet”
O que diz o Google? Outro mito. A grande maioria dos internautas prefere comprar em lojas físicas, 60%. Apesar de ser um número crescente, apenas 21% das pessoas compra online.
Oportunidade: ganhar o cliente com um atendimento customizado. Oferecer informações relevantes, facilidade de troca, cupons e ofertas exclusivas, por exemplo, são ótimas estratégias para convencê-lo a efetuar a compra in loco.
“O smartphone é um inimigo das lojas físicas”
O que diz o Google? Esse é um mito dos grandes. No Brasil, 48% dos internautas procuram por inspirações de compras nos smartphones e 20% se prepara online para uma compra offline; por exemplo, procurando endereço de lojas nas proximidades.
Oportunidade: transformar sua fraqueza em força. Com presença digital, o smartphone é um grande aliado. Você pode usar anúncios geográficos no Google ou no Facebook para atrair pessoas próximas, criar cupons eletrônicos, usar QR Codes para falar mais sobre seus produtos e por aí vai.
Conclusão
A internet e os smartphones mudaram a vida das pessoas, a forma de elas consumirem e interagirem com os produtos. Se adaptar para esta realidade é um grande desafio. Mas é um caminho recheado de oportunidades.
Créditos da imagem: Flickr/ Joffi
Quer investir em uma boa estratégia digital? Converse com a Imaginatto.