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Sobre internet e lojas físicas: mitos e oportunidades

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Desde que a internet entrou no cotidiano do consumidor, muitos varejistas atribuíram à internet a diminuição do número de clientes em suas lojas físicas.

Porém, um estudo do Google derrubou alguns mitos sobre o assunto, que ainda podem inspirar você a usar a internet como ferramenta para atrair as pessoas para sua loja.


“As pessoas só entram na internet para comparar preços e comprar o mais barato”

O que diz o Google? É um mito. Apesar de 44% usarem a internet para encontrar as melhores ofertas, 31% dos internautas também tentam descobrir marcas alternativas e 23% pesquisam por inspirações e ideias.

Oportunidade: nem tudo é preço. Existe uma boa fatia de mercado atrás de novidades; isso pode ser uma forma de atraí-las para conhecer sua loja e quem sabe até levar alguma coisa.

“O cliente vem à loja experimentar o produto e depois compra na internet”

O que diz o Google? Outro mito. A grande maioria dos internautas prefere comprar em lojas físicas, 60%. Apesar de ser um número crescente, apenas 21% das pessoas compra online.

Oportunidade: ganhar o cliente com um atendimento customizado. Oferecer informações relevantes, facilidade de troca, cupons e ofertas exclusivas, por exemplo, são ótimas estratégias para convencê-lo a efetuar a compra in loco.

“O smartphone é um inimigo das lojas físicas”

O que diz o Google? Esse é um mito dos grandes. No Brasil, 48% dos internautas procuram por inspirações de compras nos smartphones e 20% se prepara online para uma compra offline; por exemplo, procurando endereço de lojas nas proximidades.

Oportunidade: transformar sua fraqueza em força. Com presença digital, o smartphone é um grande aliado. Você pode usar anúncios geográficos no Google ou no Facebook para atrair pessoas próximas, criar cupons eletrônicos, usar QR Codes para falar mais sobre seus produtos e por aí vai.

Conclusão

A internet e os smartphones mudaram a vida das pessoas, a forma de elas consumirem e interagirem com os produtos. Se adaptar para esta realidade é um grande desafio. Mas é um caminho recheado de oportunidades.

 

Créditos da imagem: Flickr/ Joffi

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