Black Friday: Comunicação e Marketing para Melhorar seus Resultados

Black Friday: Como Melhorar seu Desempenho Online

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Inspirada no fenômeno nos EUA, a Black Friday é o maior evento de e-commerce do Brasil. Uma pesquisa da ClearSale, empresa de consultoria, revelou que, em apenas 24 horas, a Black Friday movimentou mais de R$ 1,5 bilhões em 2015.

As expectativas para 2016, apesar do cenário econômico atual, continuam altas! Quer saber como aproveitar ao máximo esse evento?

Selecione os Produtos

Na Black Friday, tanto os consumidores quanto os vendedores são presenteados com grandes oportunidades. Se por um lado surgem ofertas com até 80% de desconto, por outro é a chance de queimar o estoque existente para se preparar para o Natal.

Dessa forma, é preciso escolher o quê – exatamente – será incluído na promoção com muito cuidado. Produtos com pouca rotatividade ao longo do ano podem ter descontos maiores, por exemplo. É uma maneira de vendê-los em massa, mesmo que por um preço menor.

Além disso, procure descobrir quais os produtos mais vendidos e/ou procurados pelos consumidores, entre outras informações relevantes, para desenvolver uma estratégia de comunicação eficiente. Evite, porém, “bater de frente” com seus concorrentes.

Segmente o Público

Não basta, diga-se de passagem, pensar somente nos produtos. O Ebit, uma empresa de pesquisa de e-commerce, apontou um aumento de 31% dos consumidores virtuais ativos. Considere os seus consumidores. Afinal, são eles que compram os seus produtos.

Para garantir o maior impacto possível, separe seu público-alvo por faixas-etárias ou hábitos de consumo. Uma mensagem direcionada é muito mais eficiente do que uma mensagem mais abrangente.

Isso também se aplica à maneira que você trata seu público-alvo. Usar o nome do seu cliente, ao invés de “senhor”, no e-mail marketing é uma maneira de estabelecer um vínculo emocional com ele.

Capriche no Digital

Use todo o potencial do marketing digital nesse evento.

Para mensurar o seu desempenho mais tarde, considere armazenar os dados, como o número de visitantes do seu site, antes e depois da Black Friday. Para isso, use o Google Analytics.

Com o Google Adwords e o Facebook Ads, você pode criar campanhas que aumentem o tráfego do seu site e estimulem a relação entre o consumidor e a marca. Esse trabalho, entretanto, será em vão se o seu site não estiver à altura dessas ações.

Evite cometer alguns erros básicos, como ter links quebrados no seu site, e foque em melhorar a experiência do consumidor. O design responsivo, por exemplo, adequa o seu conteúdo a qualquer tela de exibição, desde smartphones a desktops, facilitando a navegação e compra online.

Seja Honesto

Nos primeiros anos da Black Friday no Brasil, o evento ganhou o nome de Black Fraude. O apelido foi o resultado da ação de alguns vendedores, que subiram os preços dos seus produtos antes do evento e, logo em seguida, deram “descontos”.

Não faça isso. Além de ser um comportamento questionável, as pessoas irão descobrir.

Atualmente, existem muitos sites dedicados à verificação do histórico dos preços de produtos e à confiabilidade da loja. Tentar ser “esperto” pode custar mais caro do que você imagina. Uma reputação ruim pode enfraquecer a sua marca.

Créditos da Imagem: Flickr/electronicfrontierfoundation

Quer saber como criar uma estratégia de comunicação para alavancar suas vendas? Procure a Imaginatto!

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