Estratégias de comunicação para fortalecer sua marca e agregar valor

O segredo das marcas que mais crescem

Apesar das condições desfavoráveis, algumas marcas não só continuam crescendo como estão ditando o ritmo do mercado. E como elas fazem isso?

Um estudo da Interbrand, empresa especializada em análise de marcas globais, aponta as tendências que possibilitaram o desenvolvimento contínuo de novas marcas – startups, upstarts, entre outras – mesmo em meio à instabilidade política e econômica.

Entre essas tendências destacam-se valores como flexibilidade, agilidade e adaptabilidade, que orientaram a seleção das marcas no estudo.

Construídas sobre esses princípios, as marcas chamadas “breakthrough” estão redefinindo seus respectivos mercados por meio de mudanças de atitude e posicionamento.

Flexibilidade

Ser flexível significa estar aberto a novas oportunidades. Por exemplo, aceitar que a forma de interagir com seus consumidores mudou devido à internet.

Atualmente, os consumidores esperam uma relação um a um com a marca. Ou seja, atendimentos, serviços e produtos devem ser customizados de acordo com as necessidades e preferências do consumidor.

Agilidade

Para continuar crescendo, as marcas precisam acompanhar o ritmo da demanda. Se elas não forem suficientemente ágeis, vão ficar para trás.

Adaptabilidade

A realidade muda rapidamente, como mencionado acima, e não basta simplesmente acompanhá-la – é preciso adequar-se às mudanças e cada marca fará isso de uma forma diferente.

Além desses três valores indispensáveis para o sucesso e crescimento de uma marca, pois agregam valor à marca, outro fator chamou atenção no estudo.

Conquistando o Coração

As novas marcas não estão interessadas só em vender um produto ou serviço. Essas marcas querem conquistar o coração dos consumidores, colocando-os bem no meio do negócio e proporcionando experiências únicas.

Reflexo dos tempos atuais, elas acabam confundindo-se com o próprio ritmo de vida das pessoas. Essa nova geração não quer ser mais uma marca entre tantas outras. Mas, sim, um estilo de vida ou, então, um meio de se alcançar determinado estilo de vida.

Quer uma estratégia para fortalecer sua marca? Procure a Imaginatto.

ted-torradas-resolver-problemas-
Vídeo

Como você faz torradas é o primeiro passo para resolver problemas

Pode ser fácil fazer torradas, mas fazer um esquema do processo é mais complicado. O pesquisador Tom Wujec encontrou nesse simples exercício uma forma de estudar como é possível montar sistemas e, assim, resolver problemas.

Seja individualmente ou em grupo, existem várias maneiras de organizar como se faz uma torrada. Depois de inúmeros experimentos, Wujec tira conclusões importantes que envolvem trabalho em equipe e soluções para crise de uma empresa.

Veja mais

o-que-aprender-negócios-marvel-

O que aprender sobre negócios com a Marvel

Homem-Aranha, Capitão América, Homem de Ferro e tantos outros. Estamos rodeados de heróis que saíram dos quadrinhos para nos emocionar nas telas do cinema e televisão.

Nos últimos anos, a Marvel investiu massivamente em tornar esse universo dos gibis cada vez mais conhecido. Ela se tornou famosa por suas grandes franquias e histórias interligadas. Observando esse sucesso, podemos obter algumas dicas de negócios.
Veja mais

8-erros-site
ted-sucesso-fracasso-
Vídeo

Sucesso, fracasso e a motivação para continuar

Em 2010, quando foi lançada a adaptação cinematográfica de Comer, Rezar e Amar, a história da mulher que larga tudo para embarcar em uma viagem de autodescobrimento foi um dos assuntos mais comentados.

Apesar do sucesso estrondoso, a escritora Elizabeth Gilbert, ficou apreensiva em escrever seu próximo livro. Como lidar com o bloqueio criativo? Como lidar com a alta expectativa dos fãs? Como lidar com o medo de decepcionar a todos?

Veja mais

o-que-sua-embalagem-deve-ter-2016

O que a sua embalagem deve ter em 2016

Sabemos o quanto uma embalagem pode ser importante. Ao longo dos anos, seu papel foi mudando e se adaptando às exigências dos consumidores. A cada ano, é preciso pensar em novas formas de se destacar dos concorrentes e renovar essa importância.

Por isso, a Mintel, uma agência britânica de pesquisa de mercado, identificou as principais tendências das embalagens em 2016.

Veja mais

atender-prazo-cliente-

Como atender o prazo do cliente

“É para ontem!”

Quem trabalha com serviços com certeza já passou por situações parecidas.

Planejamentos complexos, estimativas incorretas, falta de feedback, alterações… Sempre há um culpado quando o projeto extrapola o prazo.

Porém, existem estratégias muito simples para evitar que o cliente fique com uma ideia errada da sua marca.

Veja mais

embalagem-caixa-pizza

O que sua embalagem pode aprender com uma caixa de pizza

Ela que causa a primeira impressão. Ela que diferencia seu produto e se conecta com o cliente. Ela que briga pela atenção de quem passa no supermercado. A embalagem é um daqueles vendedores simpáticos fundamentais para a sua marca.

Uma caixa de pizza pode parecer sem importância, mas carrega pontos essenciais de uma embalagem. Quer saber quais são?

Veja mais

ted-boas-ideias-
Vídeo

De onde vêm as boas ideias?

Iluminismo. Xícaras de café. Ambiente descontraído. Pessoas reunidas para criar e inventar em volta das mesas. Steven Johnson parte das histórias das cafeterias inglesas e incubadoras doadas para falar sobre a origem das boas ideias.

Como transmitir o conceito das antigas reuniões nesses lugares para os dias atuais? Como recriar esse ambiente tão propício a ideias inovadoras? Afinal, o que é uma boa ideia?

Veja mais

música-influenciar-seu-negócio

Como a música pode influenciar no seu negócio

Escolha sua música favorita, sente no sofá, feche os olhos e simplesmente ouça. Cada som traz um sentimento, cada batida faz você relembrar um momento, cada música influencia seu humor.

Mesmo que você não perceba, uma música ambiente de uma loja pode fazer toda a diferença e ganhar a sua simpatia. Mas será que faz as pessoas comprarem mais ou ficarem mais tempo?

Veja mais