Como conquistar o consumidor do século XXI: o prosumer

Prosumer: Como Conquistar o Consumidor do Século XXI

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Você sabe o que é um prosumer? A expressão, criada pelo escritor Alvin Toffle, é uma junção das palavras producer (produtor) + consumer (consumidor). Toffle previu uma nova geração de consumidores em 1980: indivíduos que não aceitariam as coisas passivamente.

Mais difíceis de agradar e com um palco do tamanho do mundo, os prosumers vieram para ficar. Quer saber como interagir, conquistar e engajar esses consumidores?

Trate-os com Respeito

Antes de continuar, precisamos estabelecer uma coisa: seus consumidores são seres humanos. Parece que muitas empresas acabam se esquecendo desse “pequeno detalhe” ao planejar sua próxima ação de marketing. Saiba que eles são criativos, ambiciosos e inteligentes.

Sendo assim, o tratamento massificado pode ser um pouco desencorajador. A tendência crescente da personalização significa que não dá para continuar tratando os consumidores como se eles fossem todos iguais.

Agora, esse consumidor tem muito mais poder em suas mãos. Se ele estiver insatisfeito com algum produto ou serviço, ele pode reclamar em diferentes canais: desde o YouTube até a página da empresa. As redes sociais empoderaram o prosumer: ele pode criar conteúdo que danifique a reputação da marca. Então, cuidado.

Seja Inovador

A capacidade de acompanhar o ritmo das mudanças do mercado, dos avanços tecnológicos e das novas necessidades do consumidor é essencial. Não basta simplesmente adequar-se – é preciso fazer diferente.

O primeiro passo é reconhecer que, agora, o propósito da sua empresa é outro. O objetivo não é só vender, mas proporcionar experiências únicas e permitir que seus consumidores criem e se expressem.

Por isso, não é preciso concentrar todos seus esforços criativos ou recursos financeiros em criar algo original (se conseguir fazê-lo, ótimo!). Você pode reinventar um produto ou serviço já existente ou, então, conferir-lhe uma nova função.

Mude sua Estratégia de Marca

Faça uma pesquisa bem rápida no computador: entre no Facebook, Instagram ou Snapchat, e veja o conteúdo que os prosumers estão compartilhando. Antes de pensar em como atingir esses consumidores, você precisa entendê-los. Senão, sua estratégia de marca vai fracassar antes mesmo sair do papel.

Esses consumidores buscam, acima de tudo, autenticidade. Dessa forma, é uma ótima oportunidade para humanizar a empresa e aprofundar os vínculos afetivos com a marca. Você pode compartilhar informações sobre o seu negócio, como a confecção de um produto.

Crie uma comunidade em que seu público-alvo possa contar suas experiências, trocar informações e colaborar uns com os outros. Afinal, é sempre bom conhecer pessoas com gostos similares aos seus!

Encorajar a participação dos consumidores por meio de eventos ou enquetes também pode ser interessante. Lembre-se, porém, que sua estratégia depende da sua marca.

Créditos da Imagem: Flickr/ppassu

Quer uma estratégia de marca que acerte o alvo? Procure a Imaginatto.

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