O planejamento estratégico em tempos de crise

O planejamento estratégico em tempos de crise

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Você analisou o cenário, definiu os objetivos e elaborou a estratégia. Seu negócio estava indo bem. Isto é, até o mundo virar de pernas para o ar. Está na hora de fazer um planejamento estratégico para enfrentar a crise.

Mas como planejar em meio a tantas incertezas?

Pense a curto e longo prazo

Ao invés de abandonar os seus planos em longo prazo, reveja os seus objetivos e ajuste-os de acordo com a situação.

Também é importante monitorar o desempenho da empresa. Troque as metas anuais por metas semestrais ou trimestrais se as mudanças estiverem ocorrendo rápido demais.

Simultaneamente, pense em estratégias que podem trazer soluções imediatas para os problemas que acompanham uma crise econômica, como prevenir a queda das vendas.

Novas análises de cenário

A situação do mercado brasileiro está muito diferente do que era há alguns anos. Segundo o FMI, o PIB deve cair 3,3% em 2016. As expectativas para 2017, ainda que otimistas, continuam baixas: crescimento de apenas 0,5%.

Se você se basear em um plano defasado para administrar sua empresa, pode acabar se prejudicando. Então, faça uma nova análise de cenário. Ou, melhor, faça várias análises de cenário.

Ao considerar o máximo de situações possíveis, você prepara sua empresa para enfrentar qualquer desafio no meio do caminho.

Adeque-se ao público-alvo

Com a crise econômica, o comportamento do consumidor brasileiro mudou. Uma pesquisa da Nielsen revelou que 44% trocaram suas marcas habituais por versões mais baratas.

Por isso, você precisa adequar sua estratégia de comunicação, produtos ou serviços, aos interesses e necessidades do público-alvo.

As redes sociais oferecem uma plataforma de promoção excelente. O Facebook Ads, por exemplo, permite a segmentação do público. Mais eficientes e econômicas, mensagens direcionadas também valorizam o vínculo emocional com a marca.

Espere pelo Inesperado

Por fim, não engesse o seu planejamento. Independente da profundidade de sua análise ou de quão bem estruturada é sua estratégia, lembre-se que existem fatores que não estão sob seu controle.

A melhor coisa a fazer é planejar para “o inesperado” nos seus planos. Garanta que sua empresa tenha espaço para manobrar caso alguma coisa dê errado, como a perda de um cliente importante.

Dessa forma, mesmo que você seja pego de surpresa, seus planos não vão cair por terra.

Créditos da imagem: Flickr/kthai

Quer saber como alavancar sua empresa em uma crise? Procure a Imaginatto.

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