Homem-Aranha, Capitão América, Homem de Ferro e tantos outros. Estamos rodeados de heróis que saíram dos quadrinhos para nos emocionar nas telas do cinema e televisão.
Nos últimos anos, a Marvel investiu massivamente em tornar esse universo dos gibis cada vez mais conhecido. Ela se tornou famosa por suas grandes franquias e histórias interligadas. Observando esse sucesso, podemos obter algumas dicas de negócios.
Conceito
A Marvel revolucionou o mercado nos anos 60 quando o roteirista Stan Lee, cansado dos personagens que fazia, criou super-heróis com problemas e conflitos comuns como o Homem-Aranha e o Quarteto Fantástico. A dica é questionar o comum e seguir seus instintos.
Crise
Por incrível que pareça, a empresa esteve à beira da falência nos anos 90, por isso teve que vender licenciamentos de filmes para estúdios para se reerguer.
Apesar das dificuldades, a ação abriu portas e a Marvel já planejava fazer seus próprios filmes quando a Disney a comprou em 2009. Mesmo em crise, eles conseguiram pensar em uma forma diferente de vender suas histórias e acabaram se expandindo como nunca.
Conexão
A editora se destacou ao perceber a necessidade de maior diversidade nos quadrinhos. Alguns exemplos disso foram a criação do primeiro super-herói negro, o Pantera Negra, em 1966, e a escolha de uma muçulmana para ser Ms. Marvel, em 2014.
Além disso, os fãs dos gibis sempre pediram histórias mais fiéis nas adaptações. Por isso, para atender à demanda, a Marvel reformulou esse universo cinematográfico e criou conexões entre os filmes e séries. Lembre-se: ouvir o público é fundamental.
Rapidez
Quando o trailer oficial de Vingadores 2 – A Era de Ultron vazou, a Marvel brincou com o tema culpando a organização criminosa do filme pelo caso e ainda presenteou os fãs com um vídeo extra do filme.
Apesar da delicadeza do assunto, a Marvel soube se comunicar com o público e abordar a situação de uma forma amena. Nem sempre é preciso lidar com um erro de maneira negativa.
Créditos das imagens: Flickr/ capa. Kooroshication 1. Khendara
Quer saber sobre as possibilidades de estratégias de comunicação para a sua empresa? Converse com a Imaginatto.