o-que-aprender-negócios-marvel-

O que aprender sobre negócios com a Marvel

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0

Homem-Aranha, Capitão América, Homem de Ferro e tantos outros. Estamos rodeados de heróis que saíram dos quadrinhos para nos emocionar nas telas do cinema e televisão.

Nos últimos anos, a Marvel investiu massivamente em tornar esse universo dos gibis cada vez mais conhecido. Ela se tornou famosa por suas grandes franquias e histórias interligadas. Observando esse sucesso, podemos obter algumas dicas de negócios.

Conceito

A Marvel revolucionou o mercado nos anos 60 quando o roteirista Stan Lee, cansado dos personagens que fazia, criou super-heróis com problemas e conflitos comuns como o Homem-Aranha e o Quarteto Fantástico. A dica é questionar o comum e seguir seus instintos.

Crise

Por incrível que pareça, a empresa esteve à beira da falência nos anos 90, por isso teve que vender licenciamentos de filmes para estúdios para se reerguer.

Apesar das dificuldades, a ação abriu portas e a Marvel já planejava fazer seus próprios filmes quando a Disney a comprou em 2009. Mesmo em crise, eles conseguiram pensar em uma forma diferente de vender suas histórias e acabaram se expandindo como nunca.

música-influenciar-negócio-khendara

Conexão

A editora se destacou ao perceber a necessidade de maior diversidade nos quadrinhos. Alguns exemplos disso foram a criação do primeiro super-herói negro, o Pantera Negra, em 1966, e a escolha de uma muçulmana para ser Ms. Marvel, em 2014.

Além disso, os fãs dos gibis sempre pediram histórias mais fiéis nas adaptações. Por isso, para atender à demanda, a Marvel reformulou esse universo cinematográfico e criou conexões entre os filmes e séries. Lembre-se: ouvir o público é fundamental.

Rapidez

Quando o trailer oficial de Vingadores 2 – A Era de Ultron vazou, a Marvel brincou com o tema culpando a organização criminosa do filme pelo caso e ainda presenteou os fãs com um vídeo extra do filme.

Apesar da delicadeza do assunto, a Marvel soube se comunicar com o público e abordar a situação de uma forma amena. Nem sempre é preciso lidar com um erro de maneira negativa.

 

Créditos das imagens: Flickr/ capa. Kooroshication 1. Khendara

Quer saber sobre as possibilidades de estratégias de comunicação para a sua empresa? Converse com a Imaginatto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>