Criar uma estratégia de marketing não é muito diferente de fazer um bolo. Não existe uma única receita para o sucesso: tudo depende do tipo de bolo que você quer.
Porém, alguns ingredientes são comuns a qualquer boa estratégia.
Conhecimento do público
Quem ele é? O que ele deseja? O que ele espera de você? Saber a resposta dessas perguntas básicas vai contribuir muito para entender o seu potencial cliente e entregar a ele a solução que ele deseja.
Bom processo de vendas
Não dificulte a vida do cliente. Parece óbvio, mas é muito comum tentar comprar um produto e ter que lidar com longos cadastros, opções de pagamento confusas e processos demorados, não é?
Uma solução é tentar olhar do ponto de vista do cliente. Pense: você faria o mesmo esforço para comprar algo similar?
Uma mensagem central
O potencial cliente está sempre pensando “o que eu ganho com isso?”. Por isso, você precisa ser claro e direto sobre o benefício que você está oferecendo.
E lembre-se: comunique essa mensagem na linguagem do cliente.
Identidade visual
Assim como você pode saber muito sobre uma pessoa a partir do que ela veste, o público vai julgar a sua marca pelo que vê dela.
Capriche na logotipo, no site, nas redes sociais e na embalagem dos produtos. Isso causa boa impressão e valoriza seu trabalho.
Pontos de contato
Você conhece o ditado: se os olhos não veem, o coração não sente. Ninguém vai se apaixonar por uma marca que não encontra em lugar nenhum.
Esteja presente onde seu público está presente. E mais: onde esteja disposto a interagir com a sua marca. Não seja um “spam” na vida das pessoas. Nunca!
Créditos da imagem: Flickr/JainaJ
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