Todos os anos a revista Forbes, uma das mais tradicionais dos Estados Unidos, calcula quanto valem as principais marcas do mundo e publica um ranking das mais valiosas.
Na lista aparecem gigantes como Apple, Coca-Cola, Microsoft e Google.
Mas você sabe o que é “valor de marca” e o que as empresas ganham com isso?
Cada método, um resultado
Existem muitos métodos para tentar estimar o valor de uma marca. A Forbes, por exemplo, foca no desempenho financeiro das empresas.
Já a Interbrand, empresa de consultoria de marca que também publica um ranking parecido, considera a percepção dos clientes, o orgulho dos empregados, a situação do mercado, o desempenho dos concorrentes, entre outros.
Por isso, esses resultados são apenas estimativas e tendem a variar um pouco. Por exemplo, segundo o estudo da Forbes, a marca Coca-Cola vale US$ 56 bilhões; já para a Interbrand, vale US$ 81 bilhões.
Qual é a utilidade de uma marca valiosa?
Construir uma marca valiosa não é um objetivo final. É apenas mais um indicador da eficiência do seu trabalho de marketing e comunicação.
Cada peça – site, embalagem, e-mail marketing – contribui para a força da sua marca.
Uma marca é valiosa porque é forte, e marcas fortes são lembradas, se destacam dos concorrentes e fidelizam os clientes.
Uma boa marca faz as pessoas pagarem mais por uma garrafinha de água, defenderem com unhas e dentes uma fabricante de celular ou simplesmente recomendarem um plano de saúde.
Créditos da imagem: Flickr/120360673@N04
E como anda a marca da sua empresa? Gostaria que ela tivesse mais valor? Entre em contato com a Imaginatto.