Se você se interessou por este artigo, provavelmente está pensando em melhorar a maneira como as pessoas veem a sua empresa.
Mas antes de responder do que sua empresa precisa, é melhor explicar as características da marca e o do logotipo.
O que é marca?
Marca é como as pessoas percebem a sua empresa.
Essa imagem é criada partir de cada interação da sua empresa com o público. Por exemplo, o atendimento no balcão, a aparência da loja, um anúncio na revista do bairro, entre muitos outros.
É um trabalho de longo prazo, que abrange todos os aspectos do seu negócio e exige ações consistentes e alinhadas com a sua mensagem.
O ideal é a opinião das pessoas sobre sua empresa ser igual à opinião que você quer que elas tenham. Com uma boa estratégia de marca, isso é possível.
O que é logotipo?
Logotipo, logomarca, logo, símbolo… Ele tem vários nomes, mas apenas uma função: representar graficamente a sua marca.
Sozinho ele não faz muita coisa. Para criar uma mensagem, o logotipo depende do contexto onde ele aparece.
Por isso, você precisa usá-lo de acordo com sua estratégia de marca.
E então: o que eu preciso? Marca ou logotipo?
Resposta: dos dois, juntos!
Como você viu, o logotipo não funciona sem uma estratégia de marca. Normalmente, os dois são criados no mesmo processo, para garantir o máximo de sinergia entre eles.
Com uma boa estratégia de marca e um logotipo que represente a essência da sua empresa, você vai se destacar dos concorrentes e a comunicação com os clientes vai ficar ainda mais eficiente.
Tem interesse em ter uma boa estratégia de marca ou surgiu alguma dúvida? Converse com a Imaginatto!