Relacionamento com cliente é como um casamento: é preciso estar ali na saúde e na doença.
As reclamações e os problemas vão surgir, mas a forma como você lida com eles é o que diferencia o divórcio do felizes para sempre.
Para evitar incômodos, toda empresa deve garantir que seus funcionários saibam como reagir a todo tipo de situação.
Por isso, juntamos algumas frases que você nunca pode falar para o cliente.
“Esse não é o meu trabalho”
Se ele quer fazer uma troca, não dê direções, mas o acompanhe até tudo ser resolvido. O problema do cliente também é seu, e pode ter certeza que ele vai notar o quanto cada funcionário se importa.
“Isso é responsabilidade do fabricante”
A partir do momento em que se começa vender algo, a sua empresa se torna responsável pelo produto. Se o seu cliente tem um problema, não adianta botar a culpa no outro, mesmo que seja. Comprometa-se com a sua qualidade e tente resolver você mesmo.
“Essa é a política da empresa”
Em geral, a frase dá a sensação de que o cliente está sem sorte. Ela é muita usada como argumento final, como se o funcionário não pudesse fazer mais nada.
Segundo estudos, grandes crises que se tornaram virais na internet começaram com essa simples frase. Por que não tirá-la do vocabulário?
“Não há nada que possamos fazer”
A pior de todas. Essa frase pode gerar reações bem negativas, afinal “sempre há o que fazer”. A solução está ali, mas parece que a pessoa que disse a frase está com preguiça de chegar a ela.
Isso afeta a confiança do seu cliente na marca e pode afastá-lo da sua empresa, por isso que tal tentar ajudá-lo ao máximo?
Créditos da imagem: Flickr/MattysFlicks
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