Lidar com clientes é complicado, mas nada que algumas dicas simples não possam ajudar. Afinal, queremos o consumidor como um aliado e alguém que defenderá a nossa marca quando não estivermos por perto.
Reunimos alguns conselhos que podem ajudar.
Ouça
Você sabe o que o seu cliente acha de você? Costuma ler reclamações? Elas podem te dar opiniões importantes e às vezes até mais sinceras. Veja como sua empresa é percebida por eles. Assim, poderá entender o que está dando certo e o que prende a atenção dos consumidores mais leais.
Aliás, esteja disponível o máximo possível. Quando algum cliente precisar entrar em contato, é importante dar atenção e facilitar esse acesso.
Surpreenda
Encante seus clientes nos pequenos detalhes. Antecipe prazos, quem sabe assim você possa mostrar eficiência? É sempre chato quando não cumprem o combinado, por isso, não atrase.
E os clientes mais fiéis? Já pensou em dar algum bônus depois da compra, reconhecendo essa lealdade?
Resolva
Se puder resolver, resolva. O mais rápido possível. Se não puder, levo-o a alguém que possa. O consumidor não gosta de esperar demais por algo incerto.
Vá além
Não só encontre soluções para os problemas do cliente, mas ajude-o a encontrar uma estratégia que vá reduzir dificuldades futuras.
Prolongue
Mantenha o foco no longo prazo e em construir relacionamentos duradouros com seus clientes. Não empurre produtos e serviços para cima dele. Crie confiança e empatia. Faça a diferença na vida dele.
Créditos da imagem: Flickr/Capmon
Tem interesse em fortalecer a comunicação com seus clientes ou surgiu alguma dúvida? Converse com a Imaginatto!